quarta-feira, 15 de junho de 2016

Vassouras e seus segredos - durabilidade e limpeza perfeita

Você sabia que cada vassoura deve ser usada de acordo com o tipo de limpeza que você precisa fazer?
Sabia que para cada área da sua casa ou do seu negócio, há uma vassoura que se encaixa melhor para aquele tipo de limpeza? Que se você usar a vassoura errada não terá o resultado que espera? E ainda pode acabar com a vassoura rapidamente?

Nossa! São muitas perguntas se falando de uma ferramenta tão simples quanto a vassoura não é? Pois é, as vassouras realmente são ferramentas simples de limpeza mas é necessário saber um pouquinho sobre elas para ter aquele resultado e a durabilidade esperada.

Bom, vamos começar então pela durabilidade. Em primeiro lugar, como o próprio nome diz, vassouras são feitas para varrer. Então não vamos tentar esfregar o chão nem as paredes com elas, isso pode causar a quebra do cabo bem como o desgaste rápido da vassoura. Isso se ela não se desfizer de uma vez só, dependendo da qualidade do seu material. Para esse tipo de trabalho, existem outras ferramentas específicas, mas isso já nos leva a outra postagem.

Já que agora sabemos que não devemos usar as vassouras para esfregar e somente para varrer, vamos entender um pouco sobre o material delas. Existem vários tipos de material: pêlo puro, pêlo sintético, piaçava, cerdas de pet...
Para se ter uma vassoura que dure bastante tempo, precisamos observar se o material de que ela é feita é de boa qualidade. Materiais de segunda mão, embora façam o preço da vassoura ficar mais barato, não vão fazer com que ela dure muito tempo, fazendo assim você acabar gastando mais dinheiro pois terá que repor a vassoura com mais frequência.
É necessário também, no caso de vassouras de pêlo puro, observar se todo o pêlo da vassoura é por igual. Algumas quando fabricadas, geralmente na parte do meio, se mescla o pêlo puro com o pêlo sintético. Como o material é diferente a reação do material também é diferente. Em pouco tempo o que acontece é que a sua vassoura na parte do meio ficará mais funda que o restante, ou seja, ela ficará desforme e você terá dificuldades de usar esta vassoura além da limpeza não sair boa. Ainda falando sobre as vassouras de pêlo puro, estas duram muitos e muitos anos porém não podem ser molhadas, caso contrário vão estragar.



Agora entrando no assunto de limpeza perfeita, além de saber onde aplicar cada vassoura de acordo com o material de que é feita, precisamos de atenção aos diferentes formatos. As chamadas "bola" são ótimas para quem já quer arrematar o chão, cantos e rodapés de uma vez só; as de corte vertical são perfeitas para aqueles cantinhos difíceis de limpar; a piaçava reta tipo gari é muito boa para chão regular com grande área; já as piaçavas que parecem com a gari, mas que possuem tamanhos diferentes das cerdas e disposição mais abertas, são ideais para quem quer tirar folhas secas e varrer a grama. e outros lugares irregulares.
Aquelas piaçavas tipo tradicionais, que todos temos pelo menos uma em casa, que são encontradas para vender em vários lugares por ai, possuem uma numeração de chapa, que também diferencia uma da outra. Umas são melhores para a parte externa outras para a parte interna e por ai vai.
Enfim, são muitos detalhes que temos que ter atenção para conseguir unir a durabilidade das vassouras com uma limpeza perfeita e sem problemas. É importante ao comprar esse material, sempre se informar e tirar suas dúvidas.




sexta-feira, 3 de junho de 2016

Produtos Químicos: escolhas e cuidados

A escolha do produto químico ideal para o tipo de limpeza que precisa ser realizada, é fundamental para um bom resultado. Isso independente se será na limpeza residencial como de uma grande empresa. É normal as pessoas terem várias dúvidas sobre o assunto, principalmente quando se refere a uma limpeza doméstica, onde a maioria está acostumada a produtos mais comuns, vendidos em supermercados e pequenas lojas não especializadas em limpeza.
Empresas normalmente compram esses produtos com outras empresas, especializadas em limpeza e, na compra já possuem o suporte necessário sobre o que comprar e como usar.
Se você já usou um produto e não teve o efeito que precisava ou esperava, precisa de uma orientação especializada no assunto. Por exemplo: você sabia que não se deve usar sabão em pó ou líquido de roupas para lavar o chão? A química feita para o uso em tecido é diferente da do piso portanto, o sabão de roupas aos poucos vai danificando o chão. Existem detergentes específicos para a limpeza de pisos. Muita gente não sabe.
Sobre a escolha do melhor produto para ser usado para o que você precisa, a melhor solução é esta.
Existem várias marcas de produtos que os consumidores não conhecem e que são muito boas. Fábricas de produtos profissionais que possuem linha de produtos domésticos também. Vale a pena conhecer, além dos preços serem bem mais atrativos do que se costuma ver por ai, a variedade de produtos é enorme!

Agora sobre cuidados que você deve ter com os produtos químicos que escolher.
1 - Verificar se há a necessidade de usar luvas na aplicação do produto bem como qualquer outra precaução;
2 - Seguir corretamente as instruções do produto quanto ao tempo e, se houver, sobre a diluição;
3 - Verificar se o produto pode ser aplicado naquela superfície em específico. Ex: alguns produtos limpam alumínio, mas não podem ser aplicados em inox. Isso deve ser observado para que não haja danos ao material que será limpo;
4 - Sempre verifique se os produtos que comprou possuem informações dos componentes, fabricação bem como credenciais.. Existem muitos produtos no mercado que não são feitos por profissionais causando alto risco aos consumidores. Além de poder estragar o seu material, podem causar sérias alergias e problemas diversos de saúde.