quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Cuidados com a limpeza da área do seu pet

Melhor do que ter um bichinho de estimação é cuidar bem do espaço dele. Assim teremos um animalzinho de estimação sempre saudável e feliz.Os cuidados são bem simples e nada difíceis, basta evitar alguns produtos de limpeza na área! Vamos conferir?

Quais produtos você deve sempre evitar na área onde fica o seu pet?
Creolina, cloro, água sanitária e produtos similares a estes.

Por que?
Porque são produtos muito fortes, tanto de cheiro quanto de corrosão. Isso pode causar irritação respiratória e na pele de seu animal como alergias, queda de pêlo entre outros. Há casos que somente com a ajuda veterinária o problema poderá ser solucionado.

O que devo usar então?
Desinfetante e eliminador de odores! 
Os desinfetantes não são tão agressivos quanto os outros produtos mencionados anteriormente. Além de ter um cheiro muito mais agradável, vão desinfetar o local da mesma maneira. Você ainda pode optar, se necessário, por desinfetantes que não possuem cheiro ou possuem cheiro suave, esses são muito usados em hospitais ou em casas de pessoas alérgicas a cheiro forte. 
Após a aplicação do desinfetante, passe o eliminador de odores especial para área pet. 
Assim a área do seu animalzinho ficará totalmente limpa e livre de qualquer odor desagradável. Seu animal estará sempre feliz e você também!



quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Cuidados essenciais: escolhendo os produtos químicos

Como esse é um assunto bem vasto, este post dá continuação a um feito em junho. Depois teremos mais postagens sobre o assunto também. São muitas pessoas com dúvidas e as perguntas são frequentes. Hoje vamos abordar mais uma parte da escolha dos produtos químicos e em um outro post, veremos sobre o armazenamento destes produtos.

Vamos entender como identificar os produtos químicos de boa qualidade evitando assim gastar dinheiro e não ter retorno ou até chegarmos a ter problemas sérios de saúde. Essas informações servem tanto para quem está comprando para usar em casa quanto para aqueles que irão usar em suas empresas. Dependendo do ramo de atividade da empresa, os problemas podem ser ainda mais graves.

Para não errar na hora da compra dos produtos químicos devemos observar o seguinte:
1 - O local expõe as embalagens em área protegida do sol e temperaturas mais elevadas? Nenhum produto químico pode ficar exposto ao sol ou a temperaturas mais elevadas. Portanto não compre em locais que expõem os produtos químicos assim, provavelmente não entendem sobre os produtos que estão vendendo. Você pode até comprar uma química de boa qualidade mas só pela exposição ao calor ela pode trazer reações adversas ou não conseguir te dar o resultado esperado;

2 - Compre esses produtos somente de estabelecimentos ou de representantes de empresas legalizadas. Tenha sempre o contato do estabelecimento e o endereço. Caso você precisar de qualquer tipo de auxílio com o produto, você terá onde recorrer;

3 - Verifique se na embalagem do produto estão as informações necessárias e obrigatórias como a composição química, telefones em caso de intoxicação e outros;

4 - Nunca compre produtos químicos comercializados em garrafas pet. Além de não serem os produtos que você acha estar comprando, podem trazer danos onde usar e à saúde.
Por que não é o produto que fala? Vou dar dois exemplos de alguns dos mais usados nestas embalagens:

Cloro: para começar não existe cloro armazenado em garrafas pet ou transparentes. O cloro não pode ser exposto a claridade em momento algum pois perde as suas propriedades. Além disso, uma garrafa pet não é capaz de armazenar cloro, no mínimo a mesma iria se retorcer com o poder corrosivo do produto. O cloro também não possui uma cor amarelada mais intensa, isso é corante, o que pode causar mancha se usado em superfícies claras. Mas ai você pensa: mas coloquei aquele paninho de molho e saiu clarinho!!! Outras combinações químicas também fazem isso, mas o que você está usando? Qual é a química que realmente comprou? Ninguém sabe! 

Desinfetante: outro produto químico que de procedência séria você nunca vai achar em garrafa pet! Água misturada com corante e essência parece muito com desinfetante, mas o que você vai desinfetar? Nada! Além de também poder manchar seu piso dependendo do corante usado e do piso.

Agora imagine você dona de casa, que compra um produto desses. Já imaginou ter uma reação adversa a este produto? Como você poderá se tratar se os médicos não saberão a composição química do produto? Isso é perigoso e pode causar riscos sérios à saúde.

E você empresário dono de um restaurante? Imagina um cliente seu passando mal por causa da limpeza do seu estabelecimento? Você achou que estava tudo certo mas ao invés de desinfetante você usava água com cheiro e cor na limpeza!

Limpeza não é brincadeira e esses são casos reais. Fique sempre muito atento. Espero ter tirado mais dúvidas sobre o assunto e até a próxima!








sábado, 10 de setembro de 2016

7 erros comuns que devem ser evitados na hora da limpeza

Quando se fala em limpar um ambiente parece uma coisa simples que qualquer pessoa consegue fazer não é verdade? Porém alguns detalhes são essenciais para que a limpeza seja eficiente e para que não haja dano em nada do que foi limpo. No meu dia-a-dia de trabalho atendo muitas pessoas com problemas diferentes ligados a isto. A maioria delas não imagina que o problema surgiu de uma limpeza feita de maneira errada.Alguns danos nem aparecem de início, você só irá reparar algum tempo depois mas são irreversíveis. Atenção para alguns erros básicos que sendo retirados da sua lista de limpeza só irão lhe trazer benefícios:

1 - Usar sabão em pó ou sabão de roupas na limpeza: a maioria faz o uso e acha inofensivo, ainda há comentários de que limpa muito bem! Muita atenção! Esse produto é fabricado para o uso em roupas, não em pisos ou vidros. Sua composição química não é compatível para estes materiais, somente para tecidos! O que vai acontecer? Seu piso perderá o brilho com o tempo, seu vidro, inclusive do box do banheiro irá ficar como embaçado. Por que? Porque a composição química deste sabão, como não é para ser usada neste tipo de material, vai criando microburacos nos mesmos. Nunca mais você conseguirá retirar a sujeira que irá se depositar neste buracos e o material terá que ser trocado.


2 - Uso do mesmo pano para limpar toda a casa ou empresa: isso serve tanto para o pano de chão quanto para o pano que irá usar para limpar os objetos. Os ambientes são muito particulares, especialmente a cozinha e o banheiro, que possuem bactérias distintas e que não devem ser levadas para outros cômodos do ambiente. Existem no mercado panos de chão de cores diferentes para o uso doméstico e conjuntos inteiros de mops com carrinho para limpeza de empresas. Isso serve para que as pessoas consigam separar com mais facilidade por cores, o que é usado em cada cômodo,evitando assim a contaminação dos ambientes.


3 - Uso indiscriminado de limpadores multiuso: limpador multiuso não deve ser usado em qualquer tipo de superfície e sim nas laváveis. Não é recomendado para madeiras e alguns metais. É sempre bom fazer um teste em uma pequena parte da superfície a ser limpa antes.


4 - Começar a limpeza por qualquer lugar: parece básico mas algumas pessoas não percebem. A limpeza sempre deve começar de cima para baixo, ou seja, o chão será o último a ser limpo, caso contrário o mesmo ficará sujo. Isso também serve para lustres, ventiladores de teto e etc.  Portanto se vai limpar o lustre, limpe antes de passar o pano nos móveis, assim o que cair de sujeira nestes poderá ser removida. Também sempre de dentro do cômodo para fora, em direção a porta.


5 - Uso incorreto de álcool na limpeza: o álcool não deve ser usado em superfícies emborrachadas pois faz com que a borracha fique dura e esbranquiçada, acabando por ficar quebradiça e estragando a superfície. Algumas pessoas também usam o álcool na limpeza de piso. Além de ser completamente desnecessário, dependendo do piso irá perder o brilho.



6 - Lã de aço e palha de aço na limpeza: estas duas não devem ser nunca usadas em superfícies polidas e em materiais de baixa dureza. Há de se lembrar que elas também enferrujam portanto, a limpeza deve ser cautelosa dependendo da superfície.Caso um fio fique sem que você perceba pode acabar manchando a superfície quando enferrujar, o que não demorar a acontecer. Tenha atenção em utensílios que limpar com elas também pois não devem ser usadas em locais de difícil acesso com as mãos. Assim você evita que um fio se solte e possa vir a interferir negativamente no funcionamento do utensilio, entupindo alguma passagem por exemplo.

7 - Mau uso do cloro e água sanitária: não devem ser usados em superfícies metálicas como ferro e aço inox por exemplo por causa do poder de corrosão. Devem ser usados com cautela.