Quando se fala em limpar um ambiente parece uma coisa simples que qualquer pessoa consegue fazer não é verdade? Porém alguns detalhes são essenciais para que a limpeza seja eficiente e para que não haja dano em nada do que foi limpo. No meu dia-a-dia de trabalho atendo muitas pessoas com problemas diferentes ligados a isto. A maioria delas não imagina que o problema surgiu de uma limpeza feita de maneira errada.Alguns danos nem aparecem de início, você só irá reparar algum tempo depois mas são irreversíveis. Atenção para alguns erros básicos que sendo retirados da sua lista de limpeza só irão lhe trazer benefícios:
1 - Usar sabão em pó ou sabão de roupas na limpeza: a maioria faz o uso e acha inofensivo, ainda há comentários de que limpa muito bem! Muita atenção! Esse produto é fabricado para o uso em roupas, não em pisos ou vidros. Sua composição química não é compatível para estes materiais, somente para tecidos! O que vai acontecer? Seu piso perderá o brilho com o tempo, seu vidro, inclusive do box do banheiro irá ficar como embaçado. Por que? Porque a composição química deste sabão, como não é para ser usada neste tipo de material, vai criando microburacos nos mesmos. Nunca mais você conseguirá retirar a sujeira que irá se depositar neste buracos e o material terá que ser trocado.
2 - Uso do mesmo pano para limpar toda a casa ou empresa: isso serve tanto para o pano de chão quanto para o pano que irá usar para limpar os objetos. Os ambientes são muito particulares, especialmente a cozinha e o banheiro, que possuem bactérias distintas e que não devem ser levadas para outros cômodos do ambiente. Existem no mercado panos de chão de cores diferentes para o uso doméstico e conjuntos inteiros de mops com carrinho para limpeza de empresas. Isso serve para que as pessoas consigam separar com mais facilidade por cores, o que é usado em cada cômodo,evitando assim a contaminação dos ambientes.
3 - Uso indiscriminado de limpadores multiuso: limpador multiuso não deve ser usado em qualquer tipo de superfície e sim nas laváveis. Não é recomendado para madeiras e alguns metais. É sempre bom fazer um teste em uma pequena parte da superfície a ser limpa antes.
4 - Começar a limpeza por qualquer lugar: parece básico mas algumas pessoas não percebem. A limpeza sempre deve começar de cima para baixo, ou seja, o chão será o último a ser limpo, caso contrário o mesmo ficará sujo. Isso também serve para lustres, ventiladores de teto e etc. Portanto se vai limpar o lustre, limpe antes de passar o pano nos móveis, assim o que cair de sujeira nestes poderá ser removida. Também sempre de dentro do cômodo para fora, em direção a porta.
5 - Uso incorreto de álcool na limpeza: o álcool não deve ser usado em superfícies emborrachadas pois faz com que a borracha fique dura e esbranquiçada, acabando por ficar quebradiça e estragando a superfície. Algumas pessoas também usam o álcool na limpeza de piso. Além de ser completamente desnecessário, dependendo do piso irá perder o brilho.
6 - Lã de aço e palha de aço na limpeza: estas duas não devem ser nunca usadas em superfícies polidas e em materiais de baixa dureza. Há de se lembrar que elas também enferrujam portanto, a limpeza deve ser cautelosa dependendo da superfície.Caso um fio fique sem que você perceba pode acabar manchando a superfície quando enferrujar, o que não demorar a acontecer. Tenha atenção em utensílios que limpar com elas também pois não devem ser usadas em locais de difícil acesso com as mãos. Assim você evita que um fio se solte e possa vir a interferir negativamente no funcionamento do utensilio, entupindo alguma passagem por exemplo.
7 - Mau uso do cloro e água sanitária: não devem ser usados em superfícies metálicas como ferro e aço inox por exemplo por causa do poder de corrosão. Devem ser usados com cautela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário