Como esse é um assunto bem vasto, este post dá continuação a um feito em junho. Depois teremos mais postagens sobre o assunto também. São muitas pessoas com dúvidas e as perguntas são frequentes. Hoje vamos abordar mais uma parte da escolha dos produtos químicos e em um outro post, veremos sobre o armazenamento destes produtos.
Vamos entender como identificar os produtos químicos de boa qualidade evitando assim gastar dinheiro e não ter retorno ou até chegarmos a ter problemas sérios de saúde. Essas informações servem tanto para quem está comprando para usar em casa quanto para aqueles que irão usar em suas empresas. Dependendo do ramo de atividade da empresa, os problemas podem ser ainda mais graves.
Para não errar na hora da compra dos produtos químicos devemos observar o seguinte:
1 - O local expõe as embalagens em área protegida do sol e temperaturas mais elevadas? Nenhum produto químico pode ficar exposto ao sol ou a temperaturas mais elevadas. Portanto não compre em locais que expõem os produtos químicos assim, provavelmente não entendem sobre os produtos que estão vendendo. Você pode até comprar uma química de boa qualidade mas só pela exposição ao calor ela pode trazer reações adversas ou não conseguir te dar o resultado esperado;
2 - Compre esses produtos somente de estabelecimentos ou de representantes de empresas legalizadas. Tenha sempre o contato do estabelecimento e o endereço. Caso você precisar de qualquer tipo de auxílio com o produto, você terá onde recorrer;
3 - Verifique se na embalagem do produto estão as informações necessárias e obrigatórias como a composição química, telefones em caso de intoxicação e outros;
4 - Nunca compre produtos químicos comercializados em garrafas pet. Além de não serem os produtos que você acha estar comprando, podem trazer danos onde usar e à saúde.
Por que não é o produto que fala? Vou dar dois exemplos de alguns dos mais usados nestas embalagens:
Cloro: para começar não existe cloro armazenado em garrafas pet ou transparentes. O cloro não pode ser exposto a claridade em momento algum pois perde as suas propriedades. Além disso, uma garrafa pet não é capaz de armazenar cloro, no mínimo a mesma iria se retorcer com o poder corrosivo do produto. O cloro também não possui uma cor amarelada mais intensa, isso é corante, o que pode causar mancha se usado em superfícies claras. Mas ai você pensa: mas coloquei aquele paninho de molho e saiu clarinho!!! Outras combinações químicas também fazem isso, mas o que você está usando? Qual é a química que realmente comprou? Ninguém sabe!
Desinfetante: outro produto químico que de procedência séria você nunca vai achar em garrafa pet! Água misturada com corante e essência parece muito com desinfetante, mas o que você vai desinfetar? Nada! Além de também poder manchar seu piso dependendo do corante usado e do piso.
Agora imagine você dona de casa, que compra um produto desses. Já imaginou ter uma reação adversa a este produto? Como você poderá se tratar se os médicos não saberão a composição química do produto? Isso é perigoso e pode causar riscos sérios à saúde.
E você empresário dono de um restaurante? Imagina um cliente seu passando mal por causa da limpeza do seu estabelecimento? Você achou que estava tudo certo mas ao invés de desinfetante você usava água com cheiro e cor na limpeza!
Limpeza não é brincadeira e esses são casos reais. Fique sempre muito atento. Espero ter tirado mais dúvidas sobre o assunto e até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário